Geral

Procedimentos terapêuticos são oferecidos em unidades de saúde de Lages

Foto: Divulgação

Em Lages das 28 unidades de saúde, 13 estão oferecendo procedimentos terapêuticos de graça para a população, os tratamentos baseados nas medicinas chinesas e japonesas, estão previstos pelo Sistema Único de Saúde (Portaria nº 971/2006). São oferecidos Auriculoterapia – técnica, que utiliza pontos da orelha para enviar comandos ao cérebro, e pode auxiliar no tratamento de cerca de 200 doenças, sejam elas funcionais, neurais ou psicológicas e Reiki – técnica japonesa que pode ser utilizada no tratamento da ansiedade e depressão, dor crônica. Em uma das unidades de saúde, no bairro da Várzea os procedimentos são realizados todas as sextas-feiras.

No começo achamos que poderia haver algum tipo de resistência, mas nos surpreendemos com a adesão dos pacientes. A procura tem sido muito grande, mas mesmo assim não temos fila de espera, basta agendar a sessão. – Explica enfermeira e gestora da Unidade, Luviane Esmério.

Em Lages mais de 40 profissionais estão capacitados para aplicação de terapias alternativas que contempla a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PICs. Além do Reiki e da Auriculoterapia, também são realizados Acupuntura, Fitoterapia, Meditação, Terapia Comunitária, Shantala, Yoga entre outros procedimentos terapêuticos.

Fecart

O Festival Catarinense de Arte e Tradição – Fecart movimentou quase R$ 500 mil na economia de Lages, durante o último fim de semana. Ao todo 22 municípios participaram do festival que trouxe a Serra 2,5 mil artistas, eles participaram de apresentações e concursos de Danças Tradicionais e de Salão, declamações, interpretações vocais, Concurso de Mais Prendada Prenda, competições de chula e espetáculos de gaita.

As apresentações aconteceram em escolas estaduais e municipais. De acordo com a organização o festival incrementou cerca de R$ 500 mil na rede hoteleira, restaurantes, lanchonetes, bares, lojas, shopping e em postos de combustíveis. Conforme informações da jornalista Eduarda Demeneck do NSC Total, o Fecart faz parte das comemorações da Semana Farroupilha, que desde o ano passado entrou oficialmente no calendário de eventos de Santa Catarina, através da lei 17.228. De acordo com a lei, o movimento é celebrado de 13 a 20 de setembro, mas não prevê feriado.

Notícias Relacionadas

Esculturas do Paredão agora livres da vegetação, em Orleans

1º Rota do Sul pretende movimentar turismo na região Sul

Orleans apresenta pontos turísticos para colegiado da Amrec

Hotel Curucaca

Bom Retiro/SC

Pousada Pica Pau

Urubici/SC

Serra do Panelão

Urubici/SC

Edelweiss Pousada de Montanha

Urubici/SC

Timbó Park Hotel

Timbó/SC

Hospedagem Flor de Tuna

Urubici/SC

Hotel Fazenda Boutique Terra do Gelo

Bom Jardim da Serra/SC

Il Rifugio Cabanas

Urubici/SC

Hotel Fazenda Rota dos Cânions

Bom Jardim da Serra/SC

Pousada Trinca Ferro

Bom Retiro/SC

Pousada Charme da Serra

Bom Jardim da Serra/SC

Pousada Vale da Neblina

Urubici/SC

Bela Serra Pousada

Bom Jardim da Serra/SC

Corvo Branco Estalagem

Urubici/SC

Hotel Verde Serra

LAURO MÜLLER/SC