Geral

Interior de São Joaquim é atingido por forte chuva e granizo

Foto: Divulgação

Um forte temporal que se armou durante a noite deste domingo (23) trouxe uma significativa quantidade de granizo em pomares do interior de São Joaquim. Houve relatos e imagens de produtores que tiveram seus pomares atingidos nas localidades de Santa Isabel, Serrinha, Monte Alegre, Pericó Morros Altos.

Segundo o produtor Paulo Oliveira a chuva de granizo assustou os produtores da região e durou por volta de 5 minutos.

“A Chuva ocorreu próximo ás 21h e durou por cerca de 5 minutos, até então, não pude avaliar se se houve algum dano no meu pomar, já que está escuro e faltou luz aqui na propriedade por conta deste forte temporal. Mas o granizo era bem graúdo e assim que amanhecer é que veremos se houve algum dano nos pomares aqui desta região.” Respondeu o produtor Paulo Oliveira.

Em alguns pomares, onde havia tela, foi onde se deu a possibilidade de observar melhor a quantidade de granizo que ficou amontoado nas telas. Em alguns ponto o granizo que chegou a se formar tinha o tamanho de uma bola de gude do tamanho grande.

Ainda de acordo com o produtor Paulo Oliveira, este ano a brotação, em relação aos outros anos anteriores, está mais atrasada, ao que tudo indica é que vai ser uma boa safra, visto pelo tamanho da gema e pela quantidade de horas de frio que foi bem acima do que as macieiras exigem. Esse atraso na brotação pode ter pormenorizado os danos causados pelo granizo.

Com informações do site Climaterra

Notícias Relacionadas

Roupa congelada, gelo e sistema antigeada de pomar em dezembro de São Joaquim

Os automóveis também ficaram recobertos por gelo e foi necessário usar água quente para retirar o gelo do para-brisa.

Ultra-atletas encaram desafiador Ironman na Serra do Rio do Rastro

Os 50 ultra-atletas vão encarar 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km corrida, mas tudo isso com 4,9 mil metros de altimetria acumulada.

4ª geada seguida de dezembro em São Joaquim

Geada na região serrana – 04/12/2018