Geral

Grupo se mobiliza para destravar projeto da plataforma de vidro da Serra do Rio do Rastro

Foto: Oneris Lopes / Comunicação Associação dos Municípios da Região Serrana

Uma reunião realizada nessa sexta-feira teve como intuito discutir os entraves do projeto para construção da plataforma de contemplação de vidro no mirante da Serra do Rio do Rastro.

O prefeito de Bom Jardim da Serra, Serginho Rodrigues de Oliveira, a diretoria de Projetos Estruturantes da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura, Ana Paula Cardozo da Silva, e a assessora de turismo da Associação dos Municípios da Região Serrana Amures, Ana Vieira, e a secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra, Maria Lúcia Vieira Machado, participaram do encontro.

Entre as decisões tomadas, está o fato de que o empreendimento será realizado por meio de Parceria Público Privado – PPP. De acordo com o prefeito Serginho, existem pendências no processo de desapropriação da área, estruturação de edital e outras questões legais que precisam ser sanadas. “O que tem de ficar claro é que este empreendimento não vai beneficiar apenas Bom Jardim da Serra e Lauro Müller. Ele será uma referência para a região, por isso, deve ser uma luta de todos”, pontuou.

Foto: Divulgação

Como encaminhamento do primeiro encontro, uma reunião ampliada foi agendada para o dia 3 de setembro, na Secretaria de Estado de Turismo, em Florianópolis, com participação de alguns secretários estaduais. Entre eles, o de Turismo, Planejamento e Administração, além da Assembleia Legislativa, Ministério Público Federal e Amures. O intuito é tomar conhecimento da real situação visando que o projeto seja executado de fato.

A equipe da Amures defende ainda a criação de um Grupo de Trabalho – GT, que acompanhará as etapas do projeto. “A Fundação do Meio Ambiente – Fatma é parceira desse projeto e as demais entidades estão unidas. Esse é um bom momento para avançarmos”, afirmou Ana Paula.

Na oportunidade, o grupo ponderou ainda que o projeto de uma plataforma de vidro com lance de 25 metros de avanço sobre o precipício pode ser apenas uma das etapas de um grande projeto turístico regional. Demais definições serão discutidas em reuniões e validadas por meio de Audiências Públicas entre os municípios contemplados diretamente pelo projeto.

Esta será maior plataforma de vidro do mundo, com 25 metros, superando a de 23 metros já existente. O investimento é de aproximadamente R$ 2,5 milhões. Denominado Projeto Serra do Rio do Rastro Aventura, o empreendimento contempla também, uma tirolesa e um bondinho que percorrerá o entorno do cânion.

Colaboração: Oneris Lopes / Comunicação Associação dos Municípios da Região Serrana

Foto: Divulgação

Vídeo conceitual mostra possíveis características da futura plataforma da Serra do Rio do Rastro. Confira:

Notícias Relacionadas

Esculturas do Paredão agora livres da vegetação, em Orleans

1º Rota do Sul pretende movimentar turismo na região Sul

Orleans apresenta pontos turísticos para colegiado da Amrec

Hotel Curucaca

Bom Retiro/SC

Pousada Pica Pau

Urubici/SC

Serra do Panelão

Urubici/SC

Edelweiss Pousada de Montanha

Urubici/SC

Timbó Park Hotel

Timbó/SC

Hospedagem Flor de Tuna

Urubici/SC

Hotel Fazenda Boutique Terra do Gelo

Bom Jardim da Serra/SC

Il Rifugio Cabanas

Urubici/SC

Hotel Fazenda Rota dos Cânions

Bom Jardim da Serra/SC

Pousada Trinca Ferro

Bom Retiro/SC

Pousada Charme da Serra

Bom Jardim da Serra/SC

Pousada Vale da Neblina

Urubici/SC

Bela Serra Pousada

Bom Jardim da Serra/SC

Corvo Branco Estalagem

Urubici/SC

Hotel Verde Serra

LAURO MÜLLER/SC