Geral

Defesa Civil propõe comboios para diminuir riscos na Serra do Rio do Rastro

Foto: Divulgação / Denise de Medeiros

O coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina no Sul, Rosinei da Silveira, propôs à Secretaria de Estado de Infraestrutura a realização de comboios liderados pela Polícia Militar Rodoviária na Serra do Rio do Rastro quando as condições climáticas colocam em risco a segurança dos usuários da rodovia. A possibilidade ainda será analisada.

A ideia não chega a ser nova, mas ganhou força com o acidente da madrugada do último sábado, quando um caminhão saiu da pista e caiu numa ribanceira de 150 metros de altura. O motorista morreu.

“Esse acidente lembra a necessidade de um plano de contingência para dias com muita chuva, neblina e baixa visibilidade. A Polícia Militar lidera um comboio na descida com velocidade baixa, de 15 a 20 veículos, até passar toda a área de intempérie e, depois, sobe, com outro comboio. Vai demorar um pouco mais a viagem, mas a segurança aumenta muito” defende Silveira.

Iniciativas semelhantes já são realizadas em outras cidades do Brasil

Em outra frente, a Defesa Civil e o Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra aguardam pela liberação de aproximadamente R$ 20 milhões do Governo Federal para obras de contenção na Serra do Rio do Rastro. O projeto e a destinação dos recursos já foram aprovados, mas o dinheiro ainda não chegou ao Deinfra, responsável por fazer a licitação.

Com informações de Renan Medeiros / NSC Total

Notícias Relacionadas

Câmeras do Serra In Foco flagram resgate de homem que caiu em penhasco na Serra do Rio do Rastro; VEJA VÍDEOS

A câmera registrou ao vivo o helicóptero da Polícia Militar içando o homem.

São Joaquim registra Geada no Dia dos Namorados

Site elege a Serra do Rio do Rastro como a estrada mais bonita do Brasil

Geada na região serrana na manhã desta terça-feira

No vale do Caminhos da Neve, há cerca de 03 km do centro de São Joaquim foi onde o acúmulo de gelo foi mais visível.