
Foto: Divulgação / Denise de Medeiros
O coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina no Sul, Rosinei da Silveira, propôs à Secretaria de Estado de Infraestrutura a realização de comboios liderados pela Polícia Militar Rodoviária na Serra do Rio do Rastro quando as condições climáticas colocam em risco a segurança dos usuários da rodovia. A possibilidade ainda será analisada.
A ideia não chega a ser nova, mas ganhou força com o acidente da madrugada do último sábado, quando um caminhão saiu da pista e caiu numa ribanceira de 150 metros de altura. O motorista morreu.
“Esse acidente lembra a necessidade de um plano de contingência para dias com muita chuva, neblina e baixa visibilidade. A Polícia Militar lidera um comboio na descida com velocidade baixa, de 15 a 20 veículos, até passar toda a área de intempérie e, depois, sobe, com outro comboio. Vai demorar um pouco mais a viagem, mas a segurança aumenta muito” defende Silveira.
Iniciativas semelhantes já são realizadas em outras cidades do Brasil
Em outra frente, a Defesa Civil e o Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra aguardam pela liberação de aproximadamente R$ 20 milhões do Governo Federal para obras de contenção na Serra do Rio do Rastro. O projeto e a destinação dos recursos já foram aprovados, mas o dinheiro ainda não chegou ao Deinfra, responsável por fazer a licitação.
Com informações de Renan Medeiros / NSC Total