Geral

Araucária que teria entre 600 e 900 anos atrai visitantes na Serra de SC

Foto: Reprodução / NSC TV

A araucária é um dos símbolos da Serra Catarinense. Se destaca nos campos serranos e as copas que parecem coroas ficam mais evidentes nesta época do ano. Além da beleza, são fonte de renda para muitos agricultores da região: é dessa planta que sai o pinhão, por exemplo, que sustenta tantas famílias e traz o gosto do inverno.

Também como pinheiro, a araucária faz parte das paisagens da região, onde brota em abundância. Somente numa propriedade em São Joaquim, a estimativa é que haja 50 mil. E uma dessas árvores atrai a atenção de visitantes na região. O tamanho impressiona e estima-se que ela tenha um tempo de vida acima da média.

“São dados oficiais, do Ibama e da fundação Chico Mendes. Ela tem 42 metros de altura, 15 ou 20 metros de circunferência, altura do peito. Sem falar na idade, que a vida média de uma araucária é de 350 a 450 anos. Essa, segundo os biólogos tem entre 600 e 900. Então imagina, quando foi descoberto o Brasil ela já estava aqui”, disse o produtor Antônio Lúcio de Souza Filho.

Ele é neto do dono da propriedade onde fica a planta. “Ela foi preservada porque era uma das maiores da propriedade do meu avô, que disse que essa aqui jamais seria abatida para que futuramente os netos e bisnetos conhecessem”, contou.

A árvore é tão grande que dá para ficar no meio do tronco dela em cima de um cavalo e ainda sobra espaço. Não à toa, essa araucária é considerada uma das maiores do Brasil.

“A história dela que eu conheço é que ela está aqui até hoje por motivo que na época que o pessoal cortava o pinheiro não havia serra suficiente para poderem derrubar a araucária. Então eu considero ela como uma araucária de muita sorte, porque eles não conseguiram tombar e ela sobrevive até hoje”, disse Joana Arruda Souza, dona de uma pousada na região.

Com informações do site G1 SC

Notícias Relacionadas

Grupo testa limites em montanhas da região serrana de SC

Câmeras do Serra In Foco flagram resgate de homem que caiu em penhasco na Serra do Rio do Rastro; VEJA VÍDEOS

A câmera registrou ao vivo o helicóptero da Polícia Militar içando o homem.

São Joaquim registra Geada no Dia dos Namorados

Site elege a Serra do Rio do Rastro como a estrada mais bonita do Brasil